Dúvidas

Dúvidas Frequentes

Um sistema fotovoltaico é uma fonte de potência elétrica, na qual as células fotovoltaicas transformam a Radiação Solar diretamente em energia elétrica. Pode ser um ou mais painéis que são dimensionados de acordo com a energia necessária.

O projeto de instalação de conexão à rede de um micro ou mini gerador fotovoltaico deve ser realizado pela SOLLAR SYSTEM, empresa com capacidade técnica e experiência comprovada nesta área. Assim, o primeiro passo é entrar em contato com a SOLLAR SYSTEM.

Isso depende de vários fatores como o consumo de energia, a potência do painel, localidade, orientação e inclinação do painel, temperatura, dentre outros. Lembre-se, o ideal é sempre consultar um técnico de sua confiança para optar pelo sistema mais indicado para atender sua necessidade.

Estudos apontam que, em média, um sistema fotovoltaico conectado à rede tem uma vida útil entre 30 a 40 anos, desde que sejam feitas as corretas manutenções.

Entre os principais benefícios na geração de energia solar, destacam-se:

– A energia depende de uma fonte inesgotável e gratuita – O sol;

– O Brasil tem ótimo índice de irradiação solar e é viável em praticamente todo o território;

– Redução de perdas por transmissão e distribuição de energia, já que a eletricidade é consumida onde é produzida;

– Baixo impacto ambiental, já que a produção de energia fotovoltaica não gera emissão de gases de efeito estufa;

– Rápida instalação devido à sua grande modularidade e baixo custo de manutenção;

– Excelente recurso para locais de difícil acesso ou fora das redes de energia instalados. Por exemplo: vilas ou casas situadas em pontos isolados e com baixas densidades demográficas.

(Watt) é uma unidade de medida para potência (equivalente a um Joule por segundo). Potência é a quantidade de energia cedida por uma unidade de tempo;

Wh (Watt-hora) é uma unidade de medida de energia gerada. Ex: Um equipamento elétrico de 20 W de potência ligado por 3 horas equivale a 60Wh (20 x 3);

Wp (Watt-pico) é a unidade de medida utilizada para os painéis fotovoltaicos. Essa medida apresenta a potência máxima que um painel pode fornecer em condições ideais, reproduzidas em laboratório;

kWh (kilo-Watt-hora) é a unidade de medida de energia, da conta de luz. O ‘k” corresponde a 1000, ou seja, 1 kWh se refere a 1000 Wh.

Não. A legislação brasileira permite apenas a compensação de energia. Quando a produção for maior que o consumo em um mês gera créditos a serem utilizados em outro período (até 60 meses) na mesma unidade consumidora ou em outra pertencente ao mesmo CPF ou CNPJ, dentro da mesma concessionária.

Em geral não. É possível aproveitar a fiação elétrica já existente da sua casa ou empresa, bem como o seu telhado ou laje para fixação dos painéis. Em alguns casos pode haver a necessidade de reforçar a estrutura do telhado para suportar o peso das placas.

O processo da geração de energia ocorre com a incidência de irradiação solar, portanto a energia gerada durante o dia poderá ser armazenada em baterias ou lançada na rede da distribuidora e utilizada durante a noite.

Os sistemas poder ser:

– Térmicos (para aquecimento) – A energia solar térmica é utilizada para aquecimento de ambientes, processos industriais e aquecimento de água

– Fotovoltaicos (para geração de energia elétrica) – O sistema fotovoltaico gera energia elétrica que pode substituir o uso de energia proveniente das concessionárias de energia.

Sim, o Brasil apresenta grande potencial de geração de energia solar. Segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, a incidência de raios solares no país é cerca de 40% superior à da região mais ensolarada da Alemanha, que é um dos líderes no uso da energia solar fotovoltaica (FV).

Estes dois termos se referem à ligação, ou não, do seu sistema de geração de energia solar à rede de distribuição de energia elétrica de sua região.

– Off-grid: é o nome dado a um sistema que funciona desconectado da rede elétrica, dependendo de baterias para funcionar adequadamente.

– Grid-tie: é o nome dado a um sistema que funciona conectado à rede elétrica, dispensando baterias de armazenamento.

O mais comum é instalar o sistema no telhado de edificações porque ocupa uma área que não seria utilizada para outro fim e reduz os riscos de sombreamento no sistema. Ao instalá-los sobre o telhado, você ainda tem a vantagem de poder utilizar a instalação elétrica da edificação como interface entre o gerador solar e a rede elétrica pública.

Sim. O Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banese e Santander disponibilizam crédito para o serviço de instalação e para a aquisição de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica.